LIVRO ENIGMA DOS SONHOS JOILSON DE ASSIS

A teoria dos sistemas autonomos, Deus criou sistemas autonomos dentro e fora de nós

DEUS CRIOU SISTEMAS AUTÔNOMOS PARA ABENÇOAR COMELES AS SUAS CRIATURAS


A Autonomia das coisas e dos fatos



Teólogo Joilson de Assis
http://enigmadossonhos.blogspot.com
joilson.assis10@gmail.com


Quando Deus criou todas as coisas Ele criou sistemas autônomos regidos por leis. Não é necessário Deus descer dos céus para ordenar a uma árvore que dê seu fruto naquela determinada estação. A própria natureza se encarrega através de suas leis de ordenar estas funções. A natureza é um dos muitos sistemas autônomos que Deus criou os sistemas autônomos não diminui em nada o nosso Deus , ao contrário , mostra que ele é poderoso. A grandeza da obra mostra a grandeza daquele que a criou. Esta autonomia não significa isenção de Deus, mas sistemas que seguem as suas leis e propósitos autonomamente. As leis reais do Divino, regem estes sistemas e as leis SÃO VIVAS, como os anjos, inteligentes e autônomos. Alguém poderá achar estranho estas palavras que declarei, mas a Bíblia fala acerca da morte como num espírito que foi vencido por Cristo e será o último a ser lançado no lago de fogo que é a segunda morte. Apesar do nnjo da morte ter matado os Egípcios, o qual foi enviado por Deus, as demais sitações da Bíblia apresentam a morte como um espírito que se iniciou no Éden ou ganhou o direito de atuar no mesmo quando houve o pecado, como se através de um ato de desobediência Adão tivesse dado origem a um espírito (Lei) que tenha a legalidade de feri-lo.

Apesar de estes sistemas serem autônomos, todos dependem de Deus que é o originado da vida. Milhares de coisas são autônomas dentro e fora de nós e temos milhares de coisas que temos que conviver sem controlarmos as mesmas. Somos dominantes de um sistema autônomo que é o nosso corpo, dominamos, mas não o controlamos totalmente e nem tínhamos capacidade para tal. Desta forma, nascem muitos males que damos a origem para ele e não controlamos o seu desenvolvimento. Para isto temos as bênçãos e as pragas proferidas; quando alguém profere bênçãos como os patriarcas proferiam, esta pessoa está fertilizando sobre que proferiu fertilidade para o bem que no futuro servirá para adubar coisas e fatos bons na vida daquele sobre quem invocou tais palavras. Se alguém profere pragas sobre outrem este está lançando fertilidade para o mal naquela vida que terá em sua vida facilidade para a implantação do mal.


Tanto a benção proferida quanto as pragas, necessitam de legalidade para se implantarem na vida, o que profere tem que invocar alguma lei para o sistema autônomo se iniciar. Este fato de benção e maldição não acontece somente entre aqueles que se declaram cristãos, mas abrange a toda raça humana e suas muitas etnias. Entre os reis não cristãos ou ligados ao Deus de Israel era comum a benção real do pai sobre o filho príncipe ou sobre suas filhas princesas. Não somos produtores de resultados somos semeadores dos mesmos semeamos e os fatos e as coisas se auto seqüência através das leis. A semente é um exemplo disto, ele está em repouso até que algum ato, alguma ação a possibilite a dar a seqüência de sua natureza temos que respeitar a autonomia das coisas e agir com sabedoria para não sermos prejudicados por ela. Devemos dar inicio a fatos e coisas boas e ter enorme medo e precaução de não imaginarmos seqüências do mal em nossas vidas, pois uma benção chama outra benção.



A nossa boca é a abertura de um útero interno que poderá dar a luz a coisas e fatos bons ou ruins. É COMO SE PARÍSSEMOS ESPÍRITOS PELA BOCA, QUE PODERÃO NOS DAR AJUDAR OU NOS ASSOMBRAR PELA VIDA INTEIRA, ISTO A NÓS E ÀQUELES QUE AMAMOS .
Amo o meu estado e a minha região Nordeste. Terra de pessoas fortes e lutadoras que fazem a sua simpatia a sua melhor qualidade. Mas tenho identificado na imensidão da caatinga uma cultura maldita que a muitos destroem e apesar de termos dificuldade de enxergar tal fato, os resultados são visíveis. Percebi que existe uma cultura de espraguejamento entre as culturas mais antigas baseadas na moral e na autoridade. Vejo filhos e filhas espraguejados por pais e mães sem piedade por erros banais ou por se recusarem a seguir as suas tradições mais antigas. Sei que esta prática acontece em todo mundo, mas no Nordeste que tem uma miscigenação muito grande, acontece de uma forma exagerada. Até as ameaças vem em forma de pragas como não mexa comigo, pois sou seu pai, venha você será infeliz. Sou sua mãe e você não terá futuro porque mexeu comigo, me destratou! Filho maldito! que desobedece a seu pai, pois não foi pegar o boi que mandei pegar.

Tal maldição comportamental tem se introduzido entre os filhos do Nordeste a Décadas e apagado a luz de muitos filhos por atos bobos considerados terríveis por seus pais ignorantes. Quantos pais amaldiçoaram suas filhas por que fugiram com seus namorados, pois eles eram contra a tal relacionamento. A fuga das filhas eram atitudes costumeiramente praticadas porque os pais exigiam muito das filhas e exigiam muito dos candidatos a marido. Quantas maldições foram declaradas, quantas sombras saíram atrás de seus avôs baseadas em leis que geram seqüências autônomas atrapalhando a muitos. Pragas e pragas foram pronunciadas por bocas que costumam serem tão educadas e cortezes. Talvez, seja este um dos muitos motivos da pobreza de alguns nordestinos. O costume era e ainda é os espraguejamento e a murmuração, ó vida cruel!, terra maldita! e o nome amaldiçoado era de costume ser utilizado até em brincadeiras, vem cá amaldiçoado! Lá vem aquele amaldiçoado!


Como uma gravidez é uma seqüência autônoma, as pragas e as maldições se estabelecem e tentam se estabelecer nas vidas de muitos. Porém digo, que Jesus veio transformar maldições em bênçãos e desfazer todas as obras do inimigo! Muitas coisas na vida são como se atirássemos uma bola de neve de cima de urna montanha gelada. A própria natureza das coisas e dos fatos dará seqüência a tudo depois que a primeira bola foi lançada. O indivíduo que lançou a bolinha deu a seqüência a um ato que fugirá de seu controle no decorrer de toda situação.


A vida é seqüência de seqüência,s fruto de um ato de Deus. A verdadeira sabedoria está no fato de prevermos as seqüências possíveis de nossos atos. A vida depois do pecado é fértil para o bem ou para o mal que semearmos. Veja que a Bíblia aponta para o ato do patriarca Adão como origem dos espinhos e das infertilidades da terra. Depois do pecado a terra passou a produzir espinhos e cardos e a força da sua fertilidade foi retirada. Veja que tudo é uma espécie de exemplo como se as dificuldades da vida fossem representadas através de espinhos e os fracassos através das infertilidades da terra. Realmente a Bíblia é o livro dos símbolos divinos. Tudo tem um sentido e ao símbolo, no mundo da matéria e do espírito. Como por exemplo o fenômeno da antiga serpente com o pecado. Adão deu origem a uma seqüência que fugiu de seu controle e se Deus não tivesse enviado a Cristo, seria o nosso fim. A Própria Bíblia anuncia, que as coisas e os fatos irão acontecer e como uma mulher grávida que não pode fugir de seu destino o fato pegará a todos.



Não temos que ter medo das reações, temos que ter medo é das causas que geram as reações. Se vacilarmos nas causas sempre estará lutando contra as reações e lutando, lutando, lutando e nem sempre vencendo. Enquanto não destruirmos o formigueiro, estaremos sempre correndo o risco de sermos mordidos por uma de suas formigas. Não adianta nada, nada mesmo! Temos que analisar os princípios antes de ativá-los seja através de palavras ou ações, temos que pensar em não fecundar, pois depois do ato as leis da vida se encarregarão de fazer o resto. Devemos centralizar a nossa atenção nos princípios, pois a nossa existência é cheio deles. Ao ativar um destes princípios e o mesmo inicia um processo de falhas e erros teremos muitas dificuldades para detê-lo, se conseguirmos. Alguns dão inicio a alguns principies que no decorrer do tempo se torna princípios de morte. As conseqüências, se não forem detidas por Deus, poderão trazer males terríveis.



Lembre-se da autonomia das coisas e dos fatos sãos princípios que geram seqüências autônomas antes de tomar qual quer decisão, proferir qualquer palavra, desejar qualquer mal. Se o mal for injusto poderá voltar para quem o invocou ou abranger o mesmo. Lembre-se que jogar praga é pari o mal pela boca. Mas todos os homens serão julgados por toda palavra ociosa (precipitada) que pronunciar contra alguém disse Jesus. Uma irazinha, uma desilusão não é motivo para espraguejar alguém até a morte. Este costume que gera princípios existe até entre os chamados cristãos que quando frustrados, espraguejam arduamente em nome do Sonho e de sua justiça.


Já vi muita destas bocas de pragas pronunciarem maldições sem motivo contra outrem por frustrações simples que sofreu. Um por dez reais espragueja de morte o outro isto em nome do Senhor; será que este está vivendo o amor de Cristo que disse abençoar os que vos maldizem? Na verdade, a religião de alguns não muda os seu, caráter apenas os tornam hipócritas. Praticam as mesmas coisas só que agora em nome de Deus. Alguns usam o nome de Deus para invocar as obras do diabo sobre alguém, pediremos ajuda a Deus para fazermos o mal ? Neste caso os que chamam de boca de praga são piores do que demônios, pois prendem as pessoas sob as correntes de suas pragas. Os demônios as utilizam para prejudicar as pessoas como legalizações de seus atos. Temos que invocar o bem sobre nós e sobre aqueles que amamos e se tivermos alguma queixa contra alguém, devemos resolver a altura, pois em certas situações é melhor uma tapa ou uma repreensão dura do que uma praga, um desejo no espiritual, uma semente no invisível que poderá germinar com toda força. Lembre-se que o princípio da ação é a intenção e isto em todos os mundos.



EU TE ABENÇOU, NESTE DIA, NESTA HORA ,PERANTE OS SANTOS ANJOS EM NOME DE JESUS, Amém!



Veja estas palestras com o escritor Joilson de Assis