LIVRO ENIGMA DOS SONHOS JOILSON DE ASSIS

A SORTE ,A EXISTÊNCIA DA SORTE E SEUS FATORES







A MÁ SORTE CHAMADA DE AZAR


A EXISTÊNCIA DA SORTE E SEUS FATORES

Teólogo Joilson de Assis
http://enigmadossonhos.blogspot.com
joilson.assis10@gmail.com



" Deus não deu má sorte a ninguém, a má sorte é a falta de sorte como o frio é a falta de calor. As maldições amarram a boa sorte gerando azar" pastor Joilson de Assis


" Alguins dizem : "Fulano não tem sorte" nisto ou naquilo, mas na verdade este " fulano" tem uma maldição o prendendo" pastorjoilson de assis




A má sorte e a boa sorte






Já fiz vários comentários sobre a sorte neste livro e nos livros: A TEORIA DO DISCO RÍGIDO, Comportamento Maldito, Coletânea de pensamentos filosóficos. A Filosofia cristã mostra que a sorte é algo bem real para mim. A sorte é uma realidade demonstrada na Bíblia, uma realidade às vezes boa, às vezes má. É incrível como alguns sem esforço e sem muita competência conseguem benefícios e estrutura bem maior do que alguns que se esforçam ao máximo e tem superior competência. É incrível como alguns mesmo errando, acertam e outros acertando, acabam como o errado. A boa sorte é um adubo para as boas sementes que plantamos e este adubo torna infrutíferos alguns erros que cometemos os quais acabam até de certa forma nos favorecendo. Já a má sorte, seria como um fungo maldito que procura destruir tudo que de bom plantamos e ainda faz crescer com vitalidade todo mal que até sem querer plantamos. Destaca erros banais e esconde as nossas maiores qualidades.




A sorte faz parte do nosso mundo espiritual, como se fosse uma herança que todos carregam e a todos influencia. Ela é mutável graças a Deus! Muitos travam uma tremenda batalha com a sua bagagem espiritual chamada de sorte e não com as situações. A parcela de influência da sorte na vida de uma pessoa é bastante significativa, pois não basta talento tem que ter certa sorte. Existe sim uma capacidade de ação onde o indivíduo faz a sua sorte através da inteligência e diligência, onde através do esforço, ele acaba construindo certo favorecimento da vida, superando a muitos, porém esta realidade não anula a outra realidade, a outra face da sorte. Seria a sorte um ser de duas faces: um revela as atividades ligadas à matéria e a estrutura que ela revela. Diligência, sabedoria e toda instrução possíveis estão dentro desta face da sorte a qual trará certa vitória ao seu possuidor. A outra e a mais enigmática, seria as bagagens espirituais que trazemos de nossos pais, famílias, etnia, fé etc. Podemos ter a competência da primeira face, mas se não tivemos a sorte da segunda face, a mesma acaba sendo anulada e assim por diante. Talvez tenha sido a vontade de mudar a sua sorte que fez Jacó lutar com o anjo desesperadamente e até se agarrar a sua perna. A benção de Deus muda a sorte de qualquer um. Podemos rejeitar a má sorte e nos revoltar contra ela com as armas da fé, pois tudo é possível a quem crer.



Devemos nos lembrar que a sorte é como sal e como o tal, acaba sempre dando o sabor final de todas as coisas. A fé nos traz uma sorte diferente e talvez tenha sido por causa dela que Deus disse a Abraão que nele seria bendita todas as nações da terra. Não em geração sanguínea, pois os filhos da carne de Abraão não chegaram ao número de grãos de areia nem de estrelas no céu, mas a fé que ele demonstrou, nos trouxe o Cristo o transformador de todas as realidades e sortes. A má sorte tem muito haver com as maldições principalmente às proferidas. Quando alguém profere alguma maldição contra outrem principalmente contra alguém que exercemos alguma autoridade sobre ele, modificamos a natureza da sorte dele e esta modificação dependerá muito da bagagem de benção familiar do que recebe esta maldição. O pecado pode fragilizar a nossa boa sorte e dar certo tipo de direito de modificação da boa sorte por outros que invocam o dano e a punição do mesmo.


Desta forma devemos andar acobertados pelo direito camuflados no dever. Pois não existem maldições sem causa. A causa pode ser alguma punição vinda de procedimentos errados. Pode ser um acúmulo de coisas e fatos que humanamente não conseguimos distinguir, mas a preocupação de cada um com a sua sorte deve estar no processo de purificação da mesma. “Então o Senhor teu Deus mudará a tua sorte e se compadecerá de ti, e te ajudará de novo de todos os povos entre os quais te havia espalhado o Senhor teu Deus” Deuteronômio 30: 03 “Tu és o arrimo da minha sorte” Sl. 16:05. A sorte é um fato histórico bem presente nos dias atuais que se torna bem nítido ao observarmos os homens e suas muitas obras. Como a sorte dos habitantes de Canaã foi retirada e a sorte de Israel foi estabelecida, a mesma venceu os filhos de Canaã, neto de Noé, e por ele amaldiçoado por erros de seu pai. Muitos nos dias atuais são derrotados pela má sorte que traz há muito tempo sobre as costas.




Que o Senhor Deus nos abençoe e restaure sempre que necessário a nossa boa sorte. Boa sorte para todos nós!